Cette semaine

Essa semana foi marcada pelo seguinte:

-Visita de Janice e Heidi à Montréal.
-Algumas discussoes por parte de meu amigo e sua mae.
-Tomei vacina para o virus H1N1
-Andar com tenis me deixou com medo de escorregar com a neve e o sal na calçada.
Ja fui comprar uma bota, que por sorte, estava em promoçao: CAN$37.50. Dps de ter visto a mesma bota numa outra loja por 49.99.
-Passei no exame teorico para tirar a carteira de motorista
mas nao no exame pratico. Passos:

A primeira coisa que fiz foi a "transcrição" da minha carteira de motorista brasileira para o francês. Este serviço é oferecido pelo Consulado Geral do Brasil em Montreal, custa CAD 27,00 e leva 3 dias para ficar pronta. Diferente de uma tradução juramentada, a transcrição faz uma relação entre a nossa carteira brasileira e a carteira quebecois. Se você não puder se deslocar até Montreal, existe a possibilidade de fazer uma tradução juramentada da sua carteira aqui no Québec. Ela custa uns CAD 35,00, e pode ser feita diretamente com algum dos tradudores que seja membro da Ordem dos tradutores do Québec.

-Fiquei praticando a parte teórica, no site da SAAQ tem um simulado bem legal e fiz uma copia do cd, guide route réussite, que se parece mais com o que vai cair na prova do que a versao online. Mas nao estudei muito esse, mais o online.

- Com a tradução da carta na mão, liguei para a SAAQ (Société de l'Assurance Automobile du Québec) para marcar o meu exame teórico, pelo telefone 1-888-356-6616. O pessoal confirma seus dados e marca uma data disponível.

- No dia marcado, fui até o escritório da SAAQ de Montreal (metro Honoré Beaugrand), eles fizeram a conferência dos documentos, nao fiz o exame de vista e o exame teórico. Ele custa CAD 10,00, é dividido em 3 partes, com 16, 16 e 32 perguntas cada. Na primeira parte e na segunda parte, você pode errar 4 questões cada e 8 questões na terceira. Aqui em Montréal, o exame é feito em francês, inglês e outras linguas como chines etc, e você poderá levar o seu dicionário bilingüe se quiser.
Fiz o frances mesmo.

Após passar no exame teórico, você pode marcar o exame prático na mesma hora. Como minha carteira brasileira ainda estava válida (ela vale por 90 dias aqui no Canadá, a partir da data da sua chegada), aluguei um carro para fazer o prático. Ele custa CAD 49,00 e dura cerca de 20 minutos. O examinador vai ao seu lado, com uma prancheta anotando tudo que você fez de certo e de errado, e ao final do "passeio" te informa se você passou ou não. Aqui segue a dica: algumas pessoas fizeram uma ou duas aulas numa auto-escola para passar pelo exame, o problema é que são muito caras (cerca de CAD 50,00/hora). No meu caso, fiz uma aula com um amigo que tem carro, na verdade fui ate o exame pratico dirigindo e ele me dando dicas. Meu direito de dirigir ja estava vencido, mas....chegamos atrasado por alguns motivos. Mas consegui ainda fazer o exame.
Mesmo com a atenção em fazer tudo conforme as regras, percebi que os movimentos com a cabeça e uma vacilada do instrutor, me ferrei.
Eu estava pensando o quanto estava dirigindo, se realmente estava bem, eu estava prestando muita atençao em tudo. Mas o problema foi fazer uma ré sem virar a cabeça, mesmo q na rua nao havia carro nenhum. Outro inconveniente foi ter alugado um carro automatico, que é diferent, mas tudo bem, é o de menos.

>Dicas como: nao discutir com o instrutor, pq ele vai falando os erros durante o percurso. Ser gentil e sorrir nao ajudaram naquele dia que começou justamente a nevar.
Nao tive tempo de ler esse artigo com detalhe: mas vou faze-lo antes da 2 tentativa.
Ja haviam me dito que a maioria so passa na 3 vez.

http://www.forumauto.net/phpBB2/topic19823.html

- Depois do exame, você deve pagar CAD ?,00 pela emissão da sua carteira. Eles já te dão um protocolo que te permite dirigir sem problemas, enquanto você aguarda uma semana pelo seu permis, que chega pelo correio.

aqui

Aqui em Québec, o Detran se chama SAAQ.

Commentaires