Ossos e articulações sofrem com a chegada do inverno

Publicado por Marcos Vinhalem 20 de novembro, 2006

Antigas lesões, dores nas articulações e musculares podem se agravar com o frio intenso e variações de temperatura.

A chegada do inverno nem sempre é bem-vinda para aqueles que sofrem de algum problema nas articulações, músculos e tendões. As alterações de temperatura e a exposição ao frio podem afetar direta ou indiretamente a saúde. Além da fragilização do sistema imunológico e o crescimento dos índices de viroses, gripes e resfriados, a estação pode agravar os problemas relacionados aos ossos e articulações. A má circulação aumenta a sensação de frio e é maior a ocorrência de contraturas musculares.

O impacto do frio sobre o aparelho locomotor se concentra principalmente na contratura muscular involuntária, que aumenta a pressão e o atrito ósseo entre as superfícies em contato, causando o aumento dos sintomas em portadores de doenças ósseo-articulares, principalmente a dor. Essa contratura pode ser intermitente resultando nos tremores de frio. “A pessoa exposta ao frio, tem uma tendência a adotar uma postura encolhida. Esta postura antifisióligica é especialmente observada na coluna dorsal e cervical. É por isso que nesta época há uma incidência maior de torcicolos”, afirma Horst Wever.

Outro fato de conhecimento popular é a dor característica em antigas cicatrizes das extremidades, incluindo também as fraturas consolidadas, que funcionam como um verdadeiro “barômetro”, sinalizando a proximidade de uma frente fria, horas antes de sua chegada. “A explicação para esse fenômeno é controversa. Embora seja um relato freqüente por parte dos pacientes, a sua causa permanece obscura”, diz Dr. Wever.

“Uma das recomendações básicas é não se expor ao frio sem o devido agasalho. A boa e velha bolsa de água quente nas extremidades, principalmente à noite, diminui o desconforto do frio e ajuda a impedir a contração muscular reflexa. O cobertor elétrico também é um item indicado para os indivíduos na terceira idade”, recomenda o especialista.
Sobre o Dr. Horst Wever - Mestre e doutor em ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina. Defendeu tese de doutorado na Universidade de Freiburg i. Br, Alemanha. É Consultor em Ortopedia e Traumatologia do Serviço de Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT e Professor Adjunto Doutor da Escola Paulista de Medicina - Unifesp.

Commentaires